Caldo verde com… agrião!

Caldo verde com agrião apresentação

Se você adora um Caldo Verde vai amar essa versão com agrião! A ideia surgiu pois aqui em casa adoramos agrião na sopa de legumes, no arroz (já comeu? é mara!!) e, por que não, no Caldo Verde? É simples e rapidinho de fazer.

O agrião cru, como salada, possui um acidez acentuada porém, quando cozido seu sabor fica suave e com um aroma marcante.

É a hortaliça mais abundante no inverno. Está presente nos xaropes que combatem as doenças respiratórias. Além disso, ele contém betacaroteno, que previne o envelhecimento, fortalece as unhas e aumenta a elasticidade da pele e o brilho dos cabelos, além de ser uma fonte de vitaminas do grupo B e C. É rico ainda em fibras e sais minerais, como iodo, fósforo e ferro. Pesquisas apontam a possibilidade de o consumo de agrião evitar a formação de alguns tipos de câncer, como os de mama e de boca. Estas e outras informações você encontra aqui.

Vamos a receita!

Caldo Verde com Agrião

Caldo verde com agrião ingredientes

700 g de batata inglesa
100 g de agrião lavado
Linguiça calabresa (quantidade à gosto)
4 dentes de alho
Sal a gosto

1 – Descasquei as batatas e cortei em rodelas. Em uma caçarola, coloquei água para cobrir as batatas, sal e os dentes de alho descascados. Mantive em fogo alto até que as batatas estivessem cozidas.

2 – Utilizei a mesma panela que cozinhei as batatas para amassá-las, sem retirar a água. Se preferir, pode usar um mix de mão ou liquidificador para essa tarefa.

3 – Numa frigideira à parte, fritei a linguiça para retirar um pouco da sua gordura. Em seguida, escorri o óleo e incluí as linguiças ao creme das batatas. Mantive um cozimento em torno de 5 minutos, para integrar os sabores.

4 – Hora de acertar o sal, se necessário. Apaguei o fogo e incluí o agrião. O caldo está pronto!

Caldo verde com agrião modo de fazer

Para esta receita optei por usar o agrião hidropônico mas, se você for usar o agrião comum, aquele que vende na feira ou em hortifruti. Para deixar a sopa mais delicada e fácil de comer, utilize somente as folhas. Assim evita ficar com fiapos. Mas, o que fazer com os galhos?

Aqui vai uma DICA!!
  • Lave e higienize o agrião como de costume;
  • Pique os caules e congele. Pode colocar em sacos plásticos para não ocupar muito espaço no freezer;
  • Utilize este caule na hora de cozinhar o arroz, fica uma delícia!;
  • O agrião pode ser incluído em sopas também. Você vai estar agregando fibras à sua refeição.

Caldo verde com agrião pronta para tomar

Gosta de agrião? Tem alguma receita com ele? Conta aqui nos comentários!

Beijo e até a próxima!

Leave a Reply