Consomê de Legumes para ajudar a dieta!

Consomê de Legumes apresentação

Para não deixar ninguém perder o foco, trouxe o refrescante Consomê de Legumes. Receita mais simples do que essa não existe hein?

Quem anda de dieta como eu, sabe que sopinha e saladinha são os pratos que mais ajudam nesse processo de emagrecimento. Além disso, ajuda a dormir melhor, sem aquela sensação de barriga estufada. Pelo menos, é assim que me sinto quando como massas, sanduíches e frituras. Tento evitar ao máximo mas têm dias que a casa cai

A receita de hoje é o Consomê de Legumes! Muito simples e refrescante. Ele pode ser consumido em temperatura morna ou fria. Uma excelente opção para os dias quentes.

E porque é consomê e não sopa? Pois bem, vamos ao conceito do que é consomê:

Consomé ou Consomê (do francês “Consommé“), é uma especialidade da cozinha francesa, um caldo de carne ou de galinha que podem acrescentar-se vegetais finamente cortados.

Na descrição acima, o caldo é de carne ou galinha, mas essa receita ficará somente com os legumes. Se você quiser incluir, fique à vontade.

Vamos aos ingredientes!

Consomê de Legumes ingredientes

2 litros de água
3 cenouras cortadas em pedaços pequenos
3 cebolas cortadas em quatro partes
1 alho poró cortado em pedaços pequenos
1 talo de salsão cortado em pedaços
6 dentes de alho descascados e inteiros
Sal à gosto

Modo de preparo
  1. Para começar, piquei todos os ingredientes.
  2. Juntei todos os ingredientes numa panela grande.
  3. Após levantar fervura, abaixei o fogo e deixei cozinhar até que a cenoura estivesse bem cozida.
  4. Bati bem a mistura no liquidificador para obter uma textura bem suave, sem pedaços. Se quiser, pode coar para deixar o consomê mais líquido. Não coei pois acho importante ingerir o pouco das fibras que sobrou.
  5. E está pronto nosso Consomê de Legumes! Para acompanhar, pode optar por pão árabe light mas lembre-se que, o ideal é não consumir o pão!

Consomê de Legumes ingredientes picados

Consomê de Legumes preparação

Consomê de Legumes pronto para consumir

Têm algumas dicas que gostaria de dar para facilitar sua vida!

  • Se nem todos da família vão tomar o Consumê de Legumes, sugiro fazer metade da receita. A panela que usei foi uma caçarola grande, com 24 cm de diâmetro, e ficou cheia quase até a boca!
  • Se vai congelar para consumir aos poucos, sugiro que não bata no liquidificador. Congele com os legumes inteiros e o caldo. Bata somente quando for comer, assim seu Cosomê ficará mais saboroso.
  • Para tirar a foto, colhi do meu pé de hortelã 2 folhinhas. Ficou tão saboroso que, da próxima vez, vou misturar mais folhas cruas no Consomê de Legumes. Ficou muito aromático e extremamente saboroso!
  • Durante o cozimento, mantenha a panela tampada pois assim evita que a água evapore além do necessário e diminua a quantidade do caldo. Lembre-se, consomê deve ser ralo.

Espero que gostem! Se fizer a receita, não esqueça de deixar sua opinião nos comentários.

Beijo e até a próxima!

Leave a Reply