Cuidados necessários no inverno

 

umbrella-1031328_1920

O Brasil é um país com clima tropical, extenso litoral e com estações do ano bem definidas. Daí que boa parte dos estados possuem o clima quente, salvo o pessoal do Sul e parte do Centro-oeste que curtem temperaturas baixas e que eu, como uma carioca fajuta, curto de longe.

Então, o sol se torna o grande vilão mas o que não podemos esquecer é que o inverno precisa de cuidados específicos tanto quanto o verão.

Ingerir água

meditacoescotidianocristao

Fonte: Meditações do cotidiano cristão

Quando não sentimos calor a ingestão de água pode ficar comprometida. Atividade física ou transpiração nos alerta que o corpo está perdendo água e é preciso repor. E quando estamos no frio, cheios de casacos? Se você já possui o hábito de beber água, não irá sentir tanta diferença. Eu, por exemplo, não bebo água porque gosto mas porque preciso. Mas muita gente não tem esse hábito e percebe que tudo fica pior: pele ressecada, digestão lenta, intestino preso e por aí vai.

Então, preste atenção nisso! Verifique se você está bebendo água regularmente. Tenho duas dicas para você. A primeira é criar um ciclo. Assim: beba dois copos de água para começar. Seu rim irá filtrar essa água toda e virá a necessidade de ir ao banheiro. Daí o ciclo começa: banheiro + um copo de água. Já a segunda dica é quando a primeira não funciona: baixe um aplicativo que te avise a hora de beber água! Tem vários gratuitos.

Ressecamento da pele

Woman pouring oil from bottle onto palm

Fonte: Mulher com graça

Não é só a falta de ingerir água que ajuda no ressecamento. Banhos muito quentes para compensar temperaturas baixas tiram a oleosidade natural da pele.

Para diminuir o problema, além de beber água, não esqueça de recorrer aos óleos e hidratantes corporais. Eles repõem a gordura perdida e hidrata a pele para o próximo banho quente que você vai tomar (eu sei que vai!).

Cabelos ressecados

dnanatural

Fonte: DNA Natural

Um dos fatores é o banho quente, que falei acima. Mas também temos o hábito de secar os cabelos com secador. Andar por aí de cabelo molhado e gelado ninguém merece e aquele arzinho quentinho é tudo de bom né? Nem tanto. Ele ajuda a ressecar ainda mais os fios, principalmente se você não usar um protetor térmico e pensar que o uso inocente de alguns minutos não vai danificar seu cabelo. Imagine fazer isso durante todo inverno?

Eu sei que é difícil mas o ideal é lavar a cabeça com água fria ou morna. Se a fria não é suportável, tente a morna. Faço assim: abro bem o chuveiro e começo o banho lavando os cabelos. Depois disso, coloco a água na temperatura que gosto e completo o banho. Quando estou mais corajosa, lavo no tanque mesmo! Yes!!

Ingestão de comidas calóricas

food-1381817_1920

Fonte: Web

Quem consegue pensar numa salada refrescante nas temperaturas mais baixas? Difícil né? Agora, pense naquela xícara fumegante de chocolate quente? É nessas baixas temperaturas que nosso corpo pede comida mais quentinha. É normal isso acontecer pois fisiologicamente ele está se preparando para criar um capa de gordura e te proteger do frio.

Então, fique atenta e tente balancear seus alimentos (estou nessa luta!). Uma boa opção são as sopas. Desde que o inverno começou estou postando aqui algumas receitas simples e práticas. Veja Sopa de Batata Baroa com Camarão, Caldo Verde com Agrião, Sopa de Grão de Bico e Consomê de Legumes.

Atividade física

osul

Fonte: O Sul

Uma grande fatia da população faz atividades ao ar livre. Não só porque é muito mais agradável mas também porque nem todo mundo tem condições financeiras de bancar mais uma mensalidade por mês. Aqui no Rio é fácil encontrar praças com diversos aparelhos de ginástica e pista para caminhadas. Para quem tem disposição e comprometimento nada disso é necessário. Basta um par de tênis e pé na estrada!

Esse hábito que está cada vez mais na moda (graças à Deus) ajuda todo funcionamento do seu sistema imunológico e cardio respiratório mas no frio… a coberta se torna a grande companheira! A Mulher Mais de 40 tem o relógio cronológico correndo contra o tempo e por isso todo cuidado é pouco. O sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e mais vários ismos contribuem para retirar nossas energias.

Por isso, nesse inverno, vista um moletom, se proteja do frio e vá se exercitar. Mantenha o mesmo ritmo do verão. Viver bem e com saúde não pode depender de nenhuma estação do ano.

Fique atenta aos sinais do seu corpo. Cuide-se!

Beijo e até a próxima!

Leave a Reply