Filme: Para Sempre Alice

para-sempre-alice-poster80_7

Sinopse

Adaptado do romance de Lisa Genova “Para Sempre Alice”, o drama conta a história da renomada linguista Alice Howland, bem casada e mãe de três filhos adoráveis,que aos 50 anos começa a esquecer as palavras e logo descobre sofrer de Alzheimer de Instalação Precoce, transmitido geneticamente. Para enfrentar a situação, a família vai ter que reviver e reafirmar os seus laços de ternura. Julianne Moore (Sem Escalas), que interpreta o papel-título, é franca favorita a receber o Oscar de Melhor Atriz, após ganhar o Globo de Ouro, o SAG Awards e o BAFTA, as principais premiações da temporada 2015. O filme conta ainda no elenco com Alec Baldwin (Blue Jasmine), Kate Bosworth (Sob o domínio do medo), Hunter Parrish (Simplesmente Complicado) e Kristen Stewart (Crepúsculo).

Título Original: Still Alice
Data de Lançamento: Março/2015
Gênero: Drama
Diretor: Richard Glatzer, Wash Westmoreland
Elenco: Julianne Moore, Alec Baldwin, Kristen Stewart, Hunter Parrish, Kate Bosworth
Distribuidor: Diamond Films

Não pode usar a sua situação para me obrigar a fazer o que você quer.

O Que Achei do Filme

Outro dia estava escrevendo um post e queria me lembrar de uma atriz que já vi em vários filmes e que gosto bastante. Não conseguia lembrar o nome dela de jeito nenhum! Estava na ponta da língua mas não saía. Isso já aconteceu com você? Tem horas que não lembro o que comi no dia anterior mas sei que isso acontece com outras pessoas. Mesmo assim, às vezes um simples esquecimento me incomoda bastante. Foi aí que vi a sinopse deste filme e pensei muito sobre tudo isso.

O filme Para Sempre Alice, mostra uma professora de linguística da Universidade de Columbia, autora do livro “Dos Neurônios aos Substantivos”, cheia de pesquisas e projetos, tentando entender o início da vida oral do ser humano, a fase inicial dos bebês. No auge de seus 50 anos, filhos criados, marido amoroso, ela se depara com algumas falhas de memória que lhe chamam a atenção.

O fato de esquecer alguns detalhes, nomes ou momentos me assusta um pouco pois nossa vida é feita disso. O que seria de nós se nossas lembranças não existirem mais? O que seria de nós se momentos inesquecíveis simplesmente deixassem de existir?

Ao decorrer da história Alice percebe que algo realmente está errado e procura um neurologista para obter um diagnóstico. Descobre que é portadora de Alzheimer*, um tipo raro e genético, que se manisfestou mais cedo que os demais portadores.

Consciente de tudo que está acontecendo, Alice grava um vídeo, com instruções para ela mesma, contando o que deve ser feito. Uma mulher que vê toda sua história de vida, sua dedicação aos estudos, seus conhecimentos preciosos sendo simplesmente apagados…

Dias após ver este filme fui ao aniversário da filha do meu primo. Colocamos o papo em dia e esse assunto surgiu por acaso. Seu sogro está com Alzheimer há 6 anos. Ele relatou o quanto a família sofre ao ver a pessoa vegetar, um corpo sem qualquer referência do que um dia ele foi.

O que dizer da família? Como lidar com uma situação onde a pessoa esquece palavras, pessoas, momentos? É através de palavras que expressamos o que sentimos, o que pensamos e dizemos ao mundo quem somos. Essa doença compromete tudo isso…

Um filme que tenta mostrar as dificuldades que uma pessoa vive quando perde todas as suas referências, como a família reage e seu sofrimento com tudo isso.

Agora, clique aqui assistir ao trailer e conhecer um pouco sobre a história.

O drama Para Sempre Alice nasceu da adaptação do livro homônimo de Lisa Genova, autora best-seller e Ph.D. em Neurociência pela Universidade Harvard. A escritora tornou-se conhecida no mundo literário por retratar com fidelidade e emoção os desafios de uma pessoa que sofre com Alzheimer. O livro permaneceu por 41 semanas na lista de best-sellers do New York Times, vendeu mais de 1 milhão de exemplares no mundo e foi traduzido para 25 idiomas. Além disso, conquistou o Prêmio Brontë em 2008 e Livro do Ano pela Belwly em 2011. Também foi escolhido como um dos trinta títulos no World Book Night de 2013.

Para Sempre Alice está nas livrarias, com nova reedição com capa do pôster do longa-metragem estrelado por Julianne Moore. Encontrei-o na Livraria da Travessa por R$ 31,90. Veja aqui.

O filme está disponível na Netflix.

Tem alguma sugestão de filme que gostou de ver? Conta aqui. Deixe aqui nos comentários.

 

Beijo e até a próxima!

* A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. (Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer – http://abraz.org.br/)

Leave a Reply