Macarrão com Camarões e Aspargos

macarrao-camarao-aspargos-8b

Sabe aquela receita que você não quer ter trabalho mas quer agradar a visita e fazer bonito? O Macarrão com Camarões e Aspargos vai te socorrer nesse momento!! A mesa fica muito mais requintada e a combinação desses ingredientes é perfeita.

A primeira vez que comi esse prato foi no restaurante Artigiano, em Ipanema, aqui no Rio. O prato, com o nome de Strichetti ai Gamberi, se tornou o preferido logo na primeira garfada. Com uma análise profunda dos ingredientes e com a ajuda do amigo João Ernesto, tentamos reproduzi-lo para trazer a receita aqui no blog. E o resultado pode não ter sido igual mas ficou ma-ra-vi-lho-so!

macarrao-camarao-aspargos-1Vamos aos ingredientes:

300g de farfalle (macarrão gravatinha)
200g de camarão descascados
200g de molho de tomate
6 talos de aspargos
2 tomates
2 ramos de manjericão
3 dentes de alho
Sal e azeite a gosto
Cheiro verde a gosto
Queijo ralado para servir

Rendimento: 4 porções

Essa receita foi feita por etapas. Acho muito mais prático e rápido receitas assim. Para quem está acostumada a cozinhar, dá para fazer quase todas ao mesmo tempo. Quem não manda muito bem na cozinha, pode fazer uma etapa de cada vez.

Aspargos

Lavei os aspargos inteiros. Coloquei um panela alta (tipo leiteira) com água e sal para ferver. Para cada 1 litro de água, usei uma colher de sopa de sal.
Quando a água ferveu coloquei os aspargos em pé, com a ponta fina para cima. Aguardei de 8 a 10 minutos para o cozimento.

Fique atenta: os talos mais finos cozinham mais rápido. Confira se os mais grossos estão cozidos, senão deixe por mais 1 minuto ou até que fiquem macios.

Após atingir o cozimento desejado, passei na água fria (na torneira) para interromper o cozimento. Depois que os aspargos esfriaram, cortei a parte de baixo (aquela que ficou imersa na água fervente) uns 5 cm. Desprezei essa parte. O que sobrou, cortei em pedaços de 2 cm e reservei.

Molho de tomate

Utilizei o molho caseiro (veja como fazer aqui). Refoguei o alho no azeite, acrescentei o molho e o manjericão. Assim que levantou fervura, coloquei os dois tomates picados e apaguei o fogo. A ideia era manter os pedaços do tomate mais inteiros. Reservei.

Camarões

Refoguei no alho e azeite. Acrescentei cheiro verde. Reservei.

Macarrão

Cozinhei com sal e um fio de azeite, conforme indicado no pacote.

macarrao-camarao-aspargos-9

Depois de todas as etapas prontas, hora de montar o prato: coloquei o macarrão, o molho de tomate, os pedaços de aspargos e os camarões refogados. Enfeite com raminho de manjericão. Quem gostar, sirva-se de queijo ralado.

Para servir proporcionalmente, separei os ingredientes em 4 partes para não faltar no último prato.

Pronto! Agora é só saborear seu Macarrão com Camarões e Aspargos!! Ahhh, não se esqueça de um belo vinho branco para acompanhar.

macarrao-camarao-aspargos-7

É uma receita simples e rápida de fazer. Você tem alguma receita assim? Conte-me nos comentários.

Beijo e até a próxima!

Leave a Reply