Filme: Palmeiras na Neve

 

palmeiras na neve

Sinopse

É 1953 e Kilian deixa a montanha de neve de Huesca para começar com o seu irmão, Jacobo, a viagem em direção a uma terra desconhecida, distante e exótica, a ilha de Fernando Poo. Nas entranhas deste território exuberante e sedutor, ele espera encontrar seu pai, um fazendeiro veterano, onde cresceu e colheu um dos melhores cacaus do mundo. Nesse terra eternamente verde, quente e voluptuosa, jovens irmãos, descobrem a leveza da vida social da colônia em comparação com uma Espanha fria e cinza, compartilhando o trabalho duro, necessário para obter o perfeito cacau Sampaka. Aprendem as diferenças e semelhanças culturais entre colonial e indígena, e conhecem o significado da amizade, paixão, amor e ódio. Mas um deles irá cruzar uma linha proibida e invisível e se apaixonar perdidamente por uma nativa. Seu amor por ela, enquadrado em circunstâncias históricas complexas, é a ligação especial criada entre os colonos e os nativos da ilha. Isso vai transformar a relação dos irmãos, irá mudar o curso de suas vidas e será a fonte de um segredo cujas consequências ultrapassarão o presente.

Título Original: Palmeras en la Nieve
Data de Lançamento: 2015
Gênero: drama
Diretor: Fernando González Molina
Elenco: Mario Casas, Adriana Ugarte, Macarena García, Alain Hernández, Berta Vásquez e outros.
Distribuidor: Warner Bros. España

Deus não envia doenças. Deus é criador de coisas belas.

O que achei do filme

Desde muito jovem sempre fui amante de filmes. Aprendi a gostar com meu irmão. Ficávamos até tarde assistindo uma sessão de três filmes que acabava pela madrugada. Não importava o gênero, a gente assistia assim mesmo! Depois que comecei a trabalhar, sempre separava um tempinho para assistir os lançamentos ou títulos que ficavam para trás. Cheguei a ter um caderno com todos anotados! Nem sei por onde anda… Com o tempo, fiquei mas hollywoodiana e perdi muita coisa boa. Hoje, muito satisfeita com filmes como O Segredo dos Seus Olhos e Um Conto Chinês, tenho um olhar mais carinhoso com os filmes latinos.

Então, prepare-se para uma viagem em Palmeiras na Neve! Não só entre África e Espanha, onde acontece todo o enredo dessa história, mas também como ela é contada.

Primeiro, é importante estar com tempo e disposição para ver esse filme. São 2h40 de um complexo emaranhado de acontecimentos. Esse é um filme que transita entre o passado e o presente ao longo da história então, fique atenta. Preste muita atenção nas primeiras cenas, elas fazem parte do desfecho final.

Para ajudar a compreender a história, vou separar em três partes.

Clarence – O filme começa em 2003 mostrando a jovem Clarence no enterro do pai. Fica subentendido que ela não morava mais com ele e a perda a deixa desolada. Mexendo nos papéis do escritório, descobre um diário do tio e histórias do passado do pai. Quando jovens seu pai Jacobo e o tio Kilian viveram na África, na ilha de Fernando Poo. Querendo entender tudo que aconteceu e por que os dois eram tão presos ao passado (tinha um quadro com uma árvore genealógica no escritório), após o enterro ela decide partir.

Durante toda a história acompanhamos flashes das andanças de Clarence pela ilha de Bioko (antiga Fernando Poo) e pessoas que a ajudam a localizar documentos e endereços.

Passado – Quando Clarence começa a ler o diário do tio, somos transportados para o passado. É lá em 1953 que toda a história se desenrola.

Antón de Rabaltué vive em uma colônia na Guiné Espanhola, na ilha de Fernando Poo e explora a plantação de cacau. Seus filhos, Jacobo e Kilian, vivem nas montanhas geladas de Huesca na Espanha, resolvem seguir os passos do pai e se mudam para Fernando Poo.

Jacobo possui um personalidade mais boêmia mas Kilian é mais sentimental e se envolve com toda questão do negro escravizado nessas colônias. Tem grandes dificuldades para comandar pois ele quer interagir, fazer amigos. E no meio dessas descobertas, Kilian conhece uma nativa da tribo Bubi chamada Bisila.

Em vários momentos Bisila está presente na sua vida e começa a surgir uma atração entre os dois. Um amor impossível pois Bisila é casada e sua tribo não aceita traição. A partir daí eles decidem viver como amantes, jurando não deixar um ao outro.

Política – Fernando Poo é um território deslumbrante e sedutor, suas lindas praias e a mata nativa encantam a todos que vivem por lá.

Desde 1926, a ilha de Fernando Poo (hoje Bioko) fazia parte da Guiné Espanhola. A posse pela Espanha foi a partir de 1778 até a independência do país, proclamada em 1968. A escalada gradual de tensão e violência desses anos foi um episódio complexo do passado. Palmeiras na Neve mostra um lado no período de transição das colônias para a independência definitiva. No presente, Bioko é um país ferido depois de anos de instabilidade, ditaduras, desaparecimentos, tortura e falta de liberdade.

A história de amor entre Kilian e Bisila é marcada pelas circunstâncias históricas e irá mudar para sempre o rumo das suas vidas, sendo a origem de um segredo que marcará as suas vidas até o presente.

E juntos, os três cenários contam uma história de duas culturas e duas gerações cheias de amor, dor, amizade e ódio. Prepara-se para assistir belas imagens, praias lindíssimas, florestas nativas e muito verde. Um filme lindo, intenso e emocionante.

Agora, assista o trailer de Palmeiras na Neve para conhecer um pouco sobre essa história.

Se gostou da minha sugestão e gostaria de assisti-lo, o filme está disponível na Netflix.

Outras informações

Palmeiras na Neve é baseado no livro de mesmo nome do autor Luz Gabás, à venda (sob encomenda) no site da Saraiva. Toda a história de Bioko e seu cenário político de ocupação é baseado na história real da Guiné Espanhola.

Palmeiras na Neve é ganhador de alguns prêmios:

  • Premios Goya 2016 – melhor canção original e direção artística.
  • Premios Unión de Actores 2016 – melhor atriz revelação (Berta Vázquez) pela personagem Bisila.
  • Premios Fotogramas de Plata 2015 – melhor filme espanhol segundo o público e melhor ator de cinema para Mario Casas.

No início achei que o ator Mario Casas seria um grande fiasco, sua atuação não me encantou mas ele foi crescendo durante o filme até que me impressionou bastante na cena em que descobre que o irmão está envolvido num acontecimento que envolve Bisila. É de arrepiar!!

Quem já assistiu, me conte o que achou tá? E se gostou da sugestão, me conta também kkk.

Beijo e até a próxima!

Fontes: Catalan Films & TV e Warner Bros. España.

18 Comments

  1. Marcia 04/09/2016 Reply
    • Silvia Gonçalves 05/09/2016 Reply
  2. Priscila 08/10/2016 Reply
    • Silvia Gonçalves 10/10/2016 Reply
      • Natália 01/11/2017 Reply
        • Silvia Gonçalves 02/11/2017 Reply
  3. ALYNE ALONSO DE MORAIS 19/02/2017 Reply
    • Silvia Gonçalves 23/03/2017 Reply
  4. Lúcia Gonçalves 03/08/2017 Reply
    • Silvia Gonçalves 02/09/2017 Reply
  5. wagner 01/09/2017 Reply
    • Silvia Gonçalves 02/09/2017 Reply
  6. Dunja 24/09/2017 Reply
    • Silvia Gonçalves 09/10/2017 Reply
      • Fernanda 23/11/2017 Reply
        • Silvia Gonçalves 27/11/2017 Reply
  7. Fernanda 23/11/2017 Reply
    • Silvia Gonçalves 27/11/2017 Reply

Leave a Reply