Quiche de Queijo e Presunto com trigo integral

Quiche de queijo e presunto com trigo integral apresentação

Que tal um Quiche de Queijo e Presunto com trigo integral? O fim de semana está chegando e ninguém quer ficar mofando na cozinha!! Então, trouxe uma receitinha rápida e diferente de pizza né? kkk.

Aqui em casa gostamos de substituir a farinha branca pela farinha integral. Além da alteração da cor, percebo que os pratos ficam mais leves e com sabor diferenciado. A farinha integral é considerada mais nutritiva por ter mais vitaminas e minerais que a farinha branca. Isso acontece porque o trigo é moído com sua casca, acrescentando fibras ao prato. Mas é bom lembrar que o valor calórico tanto de uma quanto de outra são praticamente iguais. A diferença está na sua capacidade de saciar a fome. As fibras presente na farinha integral demoram mais a serem digeridas e consequentemente aumenta o intervalo entre uma refeição e outra.

Para essa receita você vai precisar de uns 10 minutos para fazer a massa e 15 para ela descansar. Enquanto isso você faz o recheio que leva, em torno, de 10 minutos. Depois é assar em forno médio por volta de 50 minutos.

Então, vamos aos ingredientes!

Quiche de queijo e presunto com trigo integral ingredientes

Para a massa usei:

1 ½ xícara de farinha de trigo integral (pode usar farinha branca)
200g de margarina
½ xícara de amido de milho
2 colheres (chá) de sal
1 gema

1 – Misturei todos os ingredientes acima e comecei a amassar. É importante observar o ponto da massa para que não fique esfarelada. Se achar que está úmida demais pode acrescentar farinha, se estiver esfarelando, pode colocar mais leite. Esses ingredientes devem ser acrescentados em pequenas quantidades, tipo uma colher de sopa, se necessário. Feito isso, deixei a massa descansar por 15 minutos.

Agora, vamos ao recheio:

1 cebola picada
½ colher (sopa) de margarina
200ml de leite
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de creme de leite
200g de queijo mussarela picado
200g de presunto picado
½ xícara de queijo parmesão ralado
1 ovo

2 – Comecei dourando a cebola na margarina. À parte, misturei o amido no leite e acrescentei à cebola dourada. Deixei engrossar em fogo médio. Acrescentei o creme de leite e depois todos os demais ingredientes que faltavam. É importante observar se o recheio está soltando da panela. Esse é o ponto! Reservei.

3 – Retirei a massa do descanso, forrei uma forma de fundo removível de 25 cm e joguei o recheio por cima.

4 – Assei em forno pré-aquecido por, aproximadamente, 50 minutos e ficou assim…

Quiche de queijo e presunto com trigo integral modo de preparo

Depois de pronto salpiquei orégano e desenformei para servir. A farinha de trigo integral deixou a massa mais leve e muito saborosa!

Quiche de queijo e presunto com trigo integral na forma

Os ingredientes são simples e nada elaborado. Para quem mudar o recheio, pode optar por uma versão vegetariana. Basta substituir o queijo e presunto por brócolis e tomates, por exemplo. E aí, se animou? Espero que sim!! Por aqui não sobrou farelo para contar história!!!

Beijo e até a próxima!

 

Fonte da receita: Água na BocaGlúten Contém Informação

2 Comments

  1. Tati 10/05/2017 Reply
    • Silvia Gonçalves 18/05/2017 Reply

Leave a Reply