Uma nova chance para amar – Emocione-se!

Uma nova chance para amar, o filme Ed Harris e Annette Bening

Sinopse

Cinco anos após a morte de seu amado marido Garret (Ed Harris), Nikki (Annette Bening) conhece um homem que parece ser o seu sósia. Não só esse estranho possui o mesmo rosto marcado e os olhos azuis surpreendentes, ele também compartilha a gentileza, o humor e a paixão pela arte como Garrett. E, no entanto, ele é um estranho. O romance floresce entre Nikki e este fascinante sósia, mas não consegue dizer-lhe a verdade sobre o que a atraiu para ele. Então ela esconde suas fotos e o impede de conhecer amigos e familiares. Ainda assim, ela não pode resistir ao levá-lo a todos as velhas assombrações. Não se trata se a verdade virá, mas quando virá.

Título Original: The Face of Love (Uma nova chance para amar)
Data de Lançamento: Setembro/2014
Gênero: Drama e Romance
Diretor: Arie Posin
Elenco: Ed Harris, Annette Bening, Robin Williams entre outros
Distribuidor: Califórnia Filmes

Faz muito tempo que pensei que algo bom pudesse acontecer.

O que achei do filme?

O filme começa com Nikki relembrando o relacionamento com o marido. Um casamento feliz, cheio de carinho e amor. E a tragédia acontece quando Garret morre afogado na viagem ao México para comemorar 30 anos de casados.

Cinco anos depois a vida segue seu fluxo. Sua filha Summer está passando uns dias com Nikki mas resolve ir embora por causa do namorado. Na ida para o aeroporto, passam em frente ao Museu de Arte de Los Angeles e Summer lembra que os pais gostavam de visitá-lo. Depois que Garret morreu Nikki nunca mais voltou lá.

Certo dia Nikki resolve visitar o Museu e eis que improvável acontece. Sentado no banco do jardim, ela se depara com o sósia de seu falecido marido. Não acreditando no que está vendo, segue-o durante sua visita ao museu até a saída na garagem. A partir daí, os dias se seguem com visitas ao Museu, na tentativa de reencontrá-lo. Depois de algum tempo, Nikki avista o carro do desconhecido na garagem do Museu e consegue descobrir que ele trabalha na Occidental College. Fica de plantão no estacionamento, na esperança de falar com ele mas o homem entra no carro e sai imediatamente. Movida pela curiosidade, segue o carro mas o perde de vista. Em casa, pesquisando na web, descobre que o sósia do seu falecido marido é professor de artes e se chama Tom Young. Movida pela saudade, procura o professor na faculdade e descobre que dói muito ficar frente a frente e acaba se descontrolando. Tom entende que ela sofre com a ausência de alguém e deduz que seja de filhos.

Decidida a estreitar contato com Tom, Nikki volta à faculdade e dessa vez propõe que ele dê aulas particulares de artes. Deixa seu endereço e telefone.

Tom decide ir até a casa de Nikki e fazer uma aula experimental. O contato e a conversa agradável faz com que eles confirmem as aulas de artes. Tom se sente renovado e vai visitar sua ex-esposa, que o largou há 10 anos para viver um novo amor, e busca seu material de pintura que ficou guardado durante todo esse tempo.

Em mais uma aula, dessa fez Tom leva algumas flores para pintar e Nikki lembra que aquela flor ficava por toda a casa quando seu marido ainda era vivo. Na conversa, ela descobre que Tom gosta de nadar e o convida a usar a piscina que ela não usa há cinco anos. Em suas braçadas, Tom boia e Nikki se assusta e relembrando o acontecido a Garret.

Tom, movido pelos encontros com Nikki, decide voltar a pintar. E durante esse momento a convida para um jantar. Nikki aceita e indica um restaurante que ia com o marido. Lá, o garçom reconhece o casal e fala com os dois com se ainda fossem Nikki e Garret. Tom, em momento algum sabe ou desconfia de sua semelhança, até porque a casa não possui nenhuma foto ou falecido.

A partir daí começam um romance e a preocupação de Nikki em escondê-lo de todos. Como explicar que está se relacionando com o sósia de seu marido? O vizinho e sua filha são poupados de qualquer encontro e Tom percebe que ela evita apresentá-lo. A desculpa é que ainda não está preparada para dividi-lo com outras pessoas.

Tom, extremamente envolvido pelo carinho e amor que Nikki o trata, descobre amando aquela mulher como nunca amou outra. Decide pintar um quadro para ela e aquilo o motiva.

Passeando pela rua de mãos dadas, ao passar em frente a uma loja, Nikki vê um terno igual ao usado por Garret na noite do acidente. Vendo o interesse dela pelo terno, Tom sugere experimentá-lo. Nikki, no entanto, não aguenta vê-lo tão igual ao Garret e decide contar que o marido não a abandonou como o fez pensar. Na verdade ela era viúva e a morte foi por afogamento. Triste por saber que Nikki não esqueceu o marido, Tom vai para casa. Decepcionado com o que ouviu, se revolta mas decide conversar. Procura Nikki e retomam o romance.

Mas o inevitável acontece e sua filha chega para ficar com ela. Ocorre que Tom está dormindo na casa e o encontro acontece. Transtornada, Summer não aceita o que está vendo, o pesadelo que sua mãe está proporcionando para vida de todos. Tom sai da casa sem entender nada e Nikki propõe uma viagem até o México, lugar onde aconteceu o acidente.

Até quando Nikki conseguirá esconder de Tom a motivo que a fez se aproximar? Como amar alguém que te ama pois você se parece com quem ela amava? Um final surpreendente e emocionante!

O filme retrata a dificuldade de viver sozinha, sem o amor de sua vida, numa perda abrupta e dolorosa. Mostra que nem todos superam essa perda e acabam buscando na multidão um rosto parecido ou até igual.  Que a dor é latente e só está adormecida.

Veja aqui o trailer do filme Uma nova chance para amar.

Curiosidades
  • Robin Williams faz o papel do vizinho, também viúvo, e que tem uma certa quedinha por ela. O papel é tão pequeno que nem citei ele aqui. Acho que foi um talento desperdiçado.
  • O nome original The Face of Love poderia ser traduzido ao pé da letra pois teria tudo a ver com o enredo do filme mas decidiram colocar Uma nova chance para amar. Achei desnecessário…
  • O ator Ed Harris faz papel duplo e a única diferença entre os personagens é uma falha no dente. Acho que seria legal se investissem em um pouco mais de cabelo ou no tom da pele.

O filme está disponível para quem é assinante do Netflix.

Assistiu? Depois me conta o que achou!

Beijo e até a próxima!

Leave a Reply