O Brasil é um país com clima tropical, extenso litoral e com estações do ano bem definidas. Daí que boa parte dos estados possuem o clima quente, salvo o pessoal do Sul e parte do Centro-oeste que curtem temperaturas baixas e que eu, como uma carioca fajuta, curto de longe.
Então, o sol se torna o grande vilão mas o que não podemos esquecer é que o inverno precisa de cuidados específicos tanto quanto o verão.
Ingerir água
Quando não sentimos calor a ingestão de água pode ficar comprometida. Atividade física ou transpiração nos alerta que o corpo está perdendo água e é preciso repor. E quando estamos no frio, cheios de casacos? Se você já possui o hábito de beber água, não irá sentir tanta diferença. Eu, por exemplo, não bebo água porque gosto mas porque preciso. Mas muita gente não tem esse hábito e percebe que tudo fica pior: pele ressecada, digestão lenta, intestino preso e por aí vai.
Então, preste atenção nisso! Verifique se você está bebendo água regularmente. Tenho duas dicas para você. A primeira é criar um ciclo. Assim: beba dois copos de água para começar. Seu rim irá filtrar essa água toda e virá a necessidade de ir ao banheiro. Daí o ciclo começa: banheiro + um copo de água. Já a segunda dica é quando a primeira não funciona: baixe um aplicativo que te avise a hora de beber água! Tem vários gratuitos.
Ressecamento da pele
Não é só a falta de ingerir água que ajuda no ressecamento. Banhos muito quentes para compensar temperaturas baixas tiram a oleosidade natural da pele.
Para diminuir o problema, além de beber água, não esqueça de recorrer aos óleos e hidratantes corporais. Eles repõem a gordura perdida e hidrata a pele para o próximo banho quente que você vai tomar (eu sei que vai!).
Cabelos ressecados
Um dos fatores é o banho quente, que falei acima. Mas também temos o hábito de secar os cabelos com secador. Andar por aí de cabelo molhado e gelado ninguém merece e aquele arzinho quentinho é tudo de bom né? Nem tanto. Ele ajuda a ressecar ainda mais os fios, principalmente se você não usar um protetor térmico e pensar que o uso inocente de alguns minutos não vai danificar seu cabelo. Imagine fazer isso durante todo inverno?
Eu sei que é difícil mas o ideal é lavar a cabeça com água fria ou morna. Se a fria não é suportável, tente a morna. Faço assim: abro bem o chuveiro e começo o banho lavando os cabelos. Depois disso, coloco a água na temperatura que gosto e completo o banho. Quando estou mais corajosa, lavo no tanque mesmo! Yes!!
Ingestão de comidas calóricas
Quem consegue pensar numa salada refrescante nas temperaturas mais baixas? Difícil né? Agora, pense naquela xícara fumegante de chocolate quente? É nessas baixas temperaturas que nosso corpo pede comida mais quentinha. É normal isso acontecer pois fisiologicamente ele está se preparando para criar um capa de gordura e te proteger do frio.
Então, fique atenta e tente balancear seus alimentos (estou nessa luta!). Uma boa opção são as sopas. Desde que o inverno começou estou postando aqui algumas receitas simples e práticas. Veja Sopa de Batata Baroa com Camarão, Caldo Verde com Agrião, Sopa de Grão de Bico e Consomê de Legumes.
Atividade física
Uma grande fatia da população faz atividades ao ar livre. Não só porque é muito mais agradável mas também porque nem todo mundo tem condições financeiras de bancar mais uma mensalidade por mês. Aqui no Rio é fácil encontrar praças com diversos aparelhos de ginástica e pista para caminhadas. Para quem tem disposição e comprometimento nada disso é necessário. Basta um par de tênis e pé na estrada!
Esse hábito que está cada vez mais na moda (graças à Deus) ajuda todo funcionamento do seu sistema imunológico e cardio respiratório mas no frio… a coberta se torna a grande companheira! A Mulher Mais de 40 tem o relógio cronológico correndo contra o tempo e por isso todo cuidado é pouco. O sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e mais vários ismos contribuem para retirar nossas energias.
Por isso, nesse inverno, vista um moletom, se proteja do frio e vá se exercitar. Mantenha o mesmo ritmo do verão. Viver bem e com saúde não pode depender de nenhuma estação do ano.
Fique atenta aos sinais do seu corpo. Cuide-se!
Beijo e até a próxima!