Mais uma receita com berinjela, dessa vez é o Antepasto de Berinjela que é sucesso garantido e deixará você livre da cozinha para aproveitar a família e amigos.
A semana é cansativa e ficar na cozinha no final de semana ninguém merece! Por isso, trouxe essa receita de Antepasto de Berinjela que é super fácil, gostosa e ideal para acompanhar uma cerveja gelada, refrigerante, suco e o que mais goste de beber. Então, já se programe para comprar os ingredientes e deixar tudo preparado.
Já mostrei outra receita aqui com berinjela também, Berinjela à Parmegiana, essa é totalmente low carb. Tem receita aqui.
Vamos aos INGREDIENTES!
2 berinjelas grandes
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
3 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeitona preta picada
2 cebolas
2 colheres (sopa) de orégano
Pimenta calabresa a gosto
Azeite de oliva o quanto baste
Sal a gosto
MODO DE PREPARO
Piquei todos os ingredientes em quadradinhos e misturei todos, incluindo temperos.
Coloquei a mistura em uma forma refratária e reguei generosamente com azeite.
Levei ao forno e mexi de 15 em 15 minutos até que os ingredientes estivessem assados. Nesse momento é importante verificar se a mistura está molhada pelo azeite. Se não estiver, coloque mais.
Quando percebi que estava no ponto de molho (não pode estar derretido) deixei mais uns 15 minutos e retirei do forno. E já está pronto!
ALGUMAS DICAS
- É um antepasto para se comer frio e o sabor fica mais apurado se feito no dia anterior. Ele não pode ficar seco. O azeite vai deixá-lo suculento.
- Escolha um pote com tampa para armazena-lo na geladeira.
- O máximo que ele ficou na geladeira aqui em casa foi um mês.
- Vale ressaltar que a pimenta calabresa intensifica seu ardor quando o antepasto descansa no azeite. Sendo assim, se o seu paladar é sensível a pimenta, coloque pouca quantidade.
- Não quer fazer no forno? Pode fazer no microondas. Neste caso é importante que tenha um pote fechado que possa ir ao microondas e aguente altas temperaturas. Faça o mesmo intervalo de tempo.
- Pode ser servido com pão árabe cortado em quadro. Se quiser dar um toque diferenciado ao pão sírio, asse no forno. Ficará crocante e firme para comer com antepasto.
- Não leve o pote inteiro para a mesa. Retire pequenas quantidades, sempre com uma colher limpa, e retorne o retante para a geladeira. Assim, irá conservá-lo por mais tempo.
O que mais gosto dessa receita é que rende bem e não é cara. Para quem curte esse tipo de petisco, é uma ótima opção!
Agora me conta, qual o petisco que você costuma fazer para receber amigos e familiares? Vou adorar saber!
Beijo e até a próxima!