Quem gosta de uma sopinha quentinha?? Aqui em casa, quando acaba uma já estamos fazendo outra e dessa vez é esse Caldo de Mandioca com Carne Moída.
Mesmo estando de dieta, não deixamos de consumir a mandioca pois ela é rica em potássio, folato, fibras e fonte de vitamina C. Veja que estamos falando em caldo e não em creme, ou seja, a mandioca é dissolvida em água, tornando a receita mais leve.
Esta e outras receitas você encontra no site Casa das Receitas.
Caldo de Mandioca com Carne Moída
Ingredientes
2kg de carne moída
3 1/2 kg de mandioca
1 maço de couve picadinha
3 tomates picados
1 pimentão picado
cheiro verde picadinho
1 cebola média picada
5 dentes de alho amassados
sal a gosto
pimenta e tempero a gosto
3 colheres de óleo para dourar a cebola e o alho
1 litro de água (aproximadamente)
Tempo de preparo: 1 hora
Modo de preparo
1 – Coloquei a mandioca para cozinhar com a água e sal, em panela de pressão, por 30 minutos.
2- Enquanto a mandioca cozinhava, em uma panela grande coloquei o óleo, a cebola e o alho para dourarem. Despejei a carne moída e fritei-a até dourar. Depois coloquei o tomate, o pimentão, o cheiro verde, o sal e a pimenta-do-reino. Deixei apurar.
3 – Depois da mandioca cozida, bati no liquidificador com a água do cozimento e coloquei na panela com a carne moída. Acertei o sal e coloquei a couve.
DICAS
- Se preferir, coloque mais água na hora de bater a mandioca e o caldo ficará mais ralo, podendo ser tomado em canecas.
- Ao invés de usar o amido de milho para engrossar sopas e caldos, opte pela mandioca. Uma excelente opção que agrega valor nutricional.
- Para sempre ter a mandioca em casa, congele! Na feira da minha rua ela é vendida em saquinhos de meio quilo, descascadas e conservadas em água para não ficar preta. Se comprar assim, congele a mandioca seca, sem a água.
- Para usar a mandioca congelada, não tem mistério: coloque a água para ferver e quando levantar fervura coloque-a direto do freezer na panela. Fica perfeita como se tivesse comprado naquele dia!
- Quando for cortar a couve, aproveite e pique-a. Assim, evita embolar na panela além de evitar fiapos na colher.
Alguém aí já fez essa? Conte nos comentários.
Beijo e até a próxima!