Sinopse
Inspirada em eventos verdadeiros, o filme As Sufragistas explora emocionantemente a paixão e o desgosto daquelas que arriscaram tudo o que tinham pelo direito das mulheres de votar – seus empregos, suas casas, seus filhos e até mesmo suas vidas. Os candidatos ao Oscar, Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep, três vezes vencedora do Oscar, lideram o elenco do poderoso drama sobre a luta pela igualdade na Grã-Bretanha do início do século XX. A história emocionante centra-se em Maud, uma esposa trabalhadora e mãe que se torna um ativista para a causa sufragista ao lado de mulheres de todas as esferas da vida.
Título Original: Suffragette
Data de Lançamento:
Gênero: Drama
Diretor: Sarah Gavron
Elenco: Meryl Streep, Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Anne-Marie Duff dentre outros.
Distribuidor: Universal Pictures
Temos que libertar metade da raça humana, as mulheres, para que possam ajudar a libertar a outra metade. (Emmeline Pankhurst, 1858-1928)
O que achei do filme
Se você hoje tem o direito de trabalhar, estudar, dirigir, pagar suas contas e o mais importante participar das decisões do país, saiba que nada disso foi assim, no estalar dos dedos, de uma hora para outra.
Durante muitos anos, e não vou muito longe não, nós mulheres éramos operárias, vistas como alguém que cumpre trabalhos braçais mas sem direito algum, consideradas incapazes.
E num movimento chamado sufragista, toda a revolução feminina começou. Era um movimento pelo direito das mulheres de votar. Foi a partir de 1906, que as esposas e mães da classe trabalhadora reuniram-se com a líder Emmeline Pankhurst para tomar medidas mais drásticas para garantir o direito de voto das mulheres.
O filme tem como foco a personagem Maud, que trabalha numa lavanderia desde os 7 anos de idade. Sua mãe também trabalhou lá e morreu quando uma caldeira caiu sobre ela. Aos 24 anos de idade Maud é a gerente das lavadeiras e se dedica a atividade, juntamente com o marido, que faz as entregas.
Maud tem seu primeiro contato com o movimento quando é designada a fazer um entrega no centro da cidade. Lá, mulheres apedrejam a vitrine de uma loja, gritando palavras de ordem “mulheres nas urnas“. Assustada, ela corre para casa. Num outro dia, ao levar o filho a farmácia do bairro, observa que uma mulher o atende, a farmacêutica Edith Ellyn . Além disso, vê na parede o diploma, condecorações e um uniforme que mostram o quanto aquela mulher era importante.
Depois do ocorrido, Maud reconhece que a mulher que jogou as pedras trabalha na mesma lavanderia que ela. Assim, Maud recebe o convite para participar do movimento das sufragistas, que acontecia nos fundos da farmácia, de forma clandestina. Logo depois ela percebe que muitas mulheres estão participando e isso começa a gerar uma inquietação.
Na tentativa de conseguir a revisão da lei pelo rei George V, Maud se vê obrigada a declarar em uma sessão plenária sua trajetória profissional. E a partir daí, ela se escuta e tudo começa a mudar. Se torna uma das sufragistas e por diversas vezes vai presa, faz greve de fome e teve a oportunidade de ganhar sua liberdade se aceitasse ser delatora do movimento. Claro que ela não aceitou!
Um filme baseado em fatos reais, em mulheres reais, que lutaram tanto para conseguir o que temos hoje. Assista ao trailer abaixo:
Outras informações
- O filme é dirigido pela vencedora do prêmio BAFTA Sarah Gavron e escrito pelo vencedor do Prêmio Emmy Abi Morgan.
- Nascida em 1858, Emmeline Goulden, foi uma das fundadoras do movimento britânico do sufragismo. O nome da “Sra. Pankhurst“, mais do que qualquer outro, está associado com a luta pelo direito de voto para mulheres de classe média alta no período imediatamente antes da Primeira Guerra Mundial. Faleceu em Londres, em 14 de junho de 1928, aos 69 anos.
O filme está disponível no Telecine Play e Telecine Now.
Se você já viu As Sufragistas, não deixe de partilhar sua opinião aqui.
Beijo e até a próxima!
Meu Deus!! Que coisa mais maravilhosa! Amei amei amei, nunca tinha ouvido falar sobre, mas vou procurar, fiquei curiosa hahaha amei
Oi Carol!
Um filme e tanto né? Espero que goste o tanto quanto eu gostei.
Bjsss
Não conheço esse filme, mas me parece ser maravilhoso gostei da sinopse e vou procurar por ele
Oi Stheph!
Gostei bastante do filme. Só o fato de retratar toda a luta que as mulheres passaram para termos os direitos que temos hoje já me ganhou. Espero que gostei tb!
Bjsss
Acho interessante filmes e séries que retratam essa situação, que hoje em dia se tornou tão polêmica.. Algo que era pra ser natural, mas enfim.. De fato irei procurar para assistir mais tarde, obrigada pela dica!!! :*
Oi Ju!
Verdade, direitos que deveriam ser adquiridos normalmente, como é hoje, mas a mentalidade não era assim. Os homens eram criados como sendo superiores. Taí uma oportunidade de assistir como foi essa virada. Espero que goste!
Bjsss
Não conhecia o filme e fiquei mega interessada, já dei um Google para saber onde posso assistir pq quero isso pra ontem rs
Adoro essa temática acho que nos deixa muito mais próximas de toda essa luta pela igualdade que muitas defendem hoje mas que metade delas nem sabe o pq
Oi Erica!
Histórias como essas nos mostram que a luta por ideais não se faz de uma hora. Tem muita luta, sangue derramado, lágrimas.
Espero que encontre em outro lugar, além do Telecine.
Bjsss
Silvia que excelente o filme com essas atrizes divinas, gosto muito de filmes com mulheres fortes, guerreiras, e esse filme é um deles, gostei muito de conhecer o filme, é uma história maravilhosa, Silvia bjs.
Oi Lu!
Gosto de todas, em especial Meryl Streep, que dá um peso ao filme. Pena que sua participação é muito rápida mas valeu à pena.
Espero que goste do filme!
Bjsss
Parece ser um filme lindo. Ficamos imaginando como foi a luta dessas mulheres. Na faculdade quando estudamos algo relacionado da pra sentir como se estivestivéssemos la, como se nós fôssemos aquelas mulheres guerreiras que desejavam não ser mais submissa aos homens. São filmes com enredos assim que mostram o quanto nós mulheres podemos mudar o mundo. Bom amamos muito uma ótima escolha de filme. Beijos
Oi meninas!
É um filme forte e intenso. Mostra como era ser mulher no início do século XX. Nada fácil viu? O mais importante é pararmos um tempo para sentarmos e assistirmos um filme que nos mostre o que foi preciso acontecer para chegar onde chegamos.
Espero que gostem do filme!
Bjsss
Olha, não conhecia esse filme e pelos seus comentários me pareceu excelente. Aliás, um filme já me impressiona quando põe no elenco atores que eu gosto e me identifico com a atuação, que é o caso da Meryl! Meryl Streep sempre faz papéis densos e profundos e esse é mais um. Se não fossem essas mulheres que nos libertaram de um mundo extremamente opressor e retalhador, hoje estaríamos ainda sendo discriminadas, às margens de uma sociedade que foi criada estirpando as mulheres de um lugar ao sol! Se me deixar, falo um monte aqui ahahaha (ps.: não sou feminista hahaha).… Read more »
Oi Nani!
Sei bem o que é isso. Enquanto assistia, fazia todos esses questionamentos. O quanto conquistamos e o que ainda falta. Mulheres que apanham de seus companheiros, que são estupradas todos os dias dentro de sua própria casa, salários menores, enfim, uma questão ampla mas que nos trás muita revolta quando paramos para pensar.
O filme vai passar dia 20/12 às 22h no Telecine. Espero que goste!
Bjsss
E ainda existem mulheres que não são a favor do feminismo. Precisamos conhecer melhor a história antes de emitirmos tais opiniões.
Não vi mas amei o trailler, já quero ver pra ontem.
Obrigada pela indicação, amei mesmo!
Bjus
Oi Muri!
O filme vai passar dia 20/12 às 22h no Telecine. Espero que goste!
Bjsss!
eu adorei esse filme, achei muito necessário, adorei a dica viu! bu
Oi Jessica!
Espero que goste do filme. Aproveite que ele vai passar no Telecine dia 20/12 às 22h.
Bjsss!
Não conhecia o filme ainda, mas gostei muito da resenha, já vou procurar pra ver.
Bjus!
Oi Gi!
Aproveita que vai passar no Telecine neste terça (20/12) às 22h.
Bjsss!