Sinopse
Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.
Título Original: El secreto de sus ojos (Argentino)
Data de Lançamento: Fevereiro/2010
Gênero: Drama
Diretor: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago entre outros
O que achei do filme
Há alguns anos atrás recebi a sugestão, de um casal de amigos, para ver esse filme, mas nunca parei para procurá-lo. Até, que esta semana, buscando um título para resenhar por aqui, me deparei com este filme. Confesso que ele não me empolgou no início, mas o desenrolar da trama foi me prendendo, até chegar ao final surpreendente!
O filme começa com a partida de um homem e uma bela moça correndo atrás do trem, aos prantos. Logo pensei em separar minha caixinha de lenços de papel… mas que nada! Essa cena fazia parte de um passado, vivido pelo personagem principal, Benjamin Esposito. E é assim que o filme se desenrola, entre o passado e o presente, um justificando o outro.
A vida de Bejamin é o resultado de tudo que aconteceu há 25 anos atrás, onde ele conheceu a bela Irene Menéndez, sua chefe, e se apaixonou. Durante a convivência, tiveram vários momentos em que poderia se declarar para ela mas nunca teve coragem. E nesse turbilhão de sentimentos ele é chamado para investigar um assassinato brutal. Chegando a cena do crime, ele se depara com uma bela jovem, nua e coberta de sangue. Seus olhos estão abertos. Que segredos guardam? Como tudo aconteceu?
No desenrolar das investigações, onde Benjamin busca informações com o marido da vítima, um colega de outro departamento soluciona o caso e leva a melhor junto ao seu chefe. Inconformado com o desfecho, continua a investigar, seguindo sua linha de raciocínio.
O que ele descobre coloca sua vida em risco, do seu amigo Sandoval, colega de trabalho e alcoólatra e de Irene. A partir daí, sua vida toma um rumo diferente e 25 anos depois, já aposentado, resolve começar a escrever um romance, baseado no caso que marcou sua vida. Ele começa a rever os documentos e com isso sentimentos, temores e desconfianças voltam à tona.
O Segredo dos seus Olhos é um drama leve mas tenso e tem uma bela trama. Sabe quando você acha que é isso mas é aquilo? Quando você fica tentando adivinhar o que vai acontecer? Adoro filmes assim! Um leve toque de humor, que fica por conta de Sandoval, deixa o filme mais suave e o romance que não existiu, fica no ar e cria expectativas. E no final das contas, credito o título do filme às trocas de olhares entre Benjamin e Irene.
Agora, clique aqui e assista o trailer para conhecer um pouco sobre essa história.
Outras informações
Este filme é uma adaptação do livro La Pregunta de Sus Ojos, do escritor Eduardo Sacheri e pode ser encontrado na Livraria da Travessa por R$ R$ 61,90. Lembrando que é um livro de literatura estrangeira logo está no idioma original.
Na passagem do tempo, os atores são os mesmos. A maquiagem é responsável por caracterizar os personagens e fazer transitá-los entre o tempo. Apesar de ficar aparente devido às cenas em HD, na minha opinião, o trabalho ficou bem feito e dá para ver a diferença de 25 anos.
O filme foi ganhador da 82ª Edição do Oscar, como o melhor filme estrangeiro, e do Prêmio Goya 2010 como Mejor película Iberoamericana.
Quem é assinante do Netflix e do Net Now poderá assisti-lo.
Aproveitem e se programem para o final de semana que está chegando!
Beijo e até a próxima!