Sopa de Batata Baroa com Camarão é um casamento mais-que-perfeito! Então, aproveite que a temporada de sopas está aberta e prove essa receita!
Ano passado o blog estava hospedado em outra plataforma e quando mudei, não consegui levar várias matérias. Então, como a temperatura está super agradável e a aceitação por sopas e caldos é maior, está aberta a temporada de sopas no blog Mulher Mais de 40!
Vai receber amigos em casa? Não quer ter trabalho? Eu tenho a solução! Que tal uma sopa de Batata Baroa com Camarão? Deliciosa, chique e diferente!
Uma informação importante: antes de definir o cardápio, verifique com seus convidados se alguém é alérgico a camarão. Uma reação que pode levar a pessoa ao hospital e causar sequelas sérias. Fique atenta! Tirando isso, o camarão dará a sua receita um toque mais elaborado e requintado.
Seguindo a premissa de que receita boa é aquela fácil e simples de fazer, essa sopa atende a todos os requisitos. Então, vamos aos ingredientes?
Sopa de Batata Baroa com Camarão
Tempo médio de preparo: 50 minutos
1 kg de batata baroa descascada e cortada em rodelas grossas
2 cebolas
5 dentes de alho descascados
400 g de camarão limpo
4 colheres (sopa) de azeite
Cheiro verde e/ou coentro à gosto
Sal e pimenta à gosto
- Em uma caçarola alta coloquei as batatas, uma cebola cortada em rodelas, 2 dentes de alho cortados ao meio e sal à gosto. Completei com água (dois dedos acima das batatas) e coloquei para cozinhar em fogo baixo.
- Após cozida, reservei a panela para esfriar. Enquanto isso, preparei o camarão.
- Aqueci uma frigideira alta. Coloquei o alho restante amassado e o azeite. Quando o alho começou a fritar, acrescentei uma cebola picada.
- Acrescentei os camarões e depois somente o cheiro verde pois meu marido não gosta de coentro.
- Acertei o sal. Reservei.
- Voltei às batatas. Bati tudo no liquidificador: as batatas com a água, juntamente com as cebolas e os dentes de alho.
- Despejei a mistura numa panela e juntei os camarões. Acertei o sal e pronto!
DICAS
- O camarão não pode ser cozido por muito tempo pois perde o gosto e fica emborrachado. Ao colocá-lo no fogo, espere o tempo suficiente para que fique rosado. Após isso, é só apagar o fogo.
- Fique atenta a quantidade de água para cozinhar as batatas. Coloque o suficiente somente para cobri-las.
- Se, após bater no liquidificador, achar que sua sopa ficou rala, pode dissolver uma colher (sobremesa) de amido de milho em meio copo de água e acrescentar à sopa. O ideal é colocar as batatas no copo do liquidificador e acrescentar a água do cozimento aos poucos, dosando a consistência e cremosidade. Fazendo assim é mais fácil acertar o ponto e evitar o uso do amido de milho.
- Para o gosto ficar mais apurado, faça de um dia para o outro. Fica muuuito mais saborosa!
Para fechar com chave de ouro, não esqueça de servir com vinho tinto ou branco. Prepare-se para a chuva de elogios e a garantia de convidados encantados!
Curte uma sopinha também? Conta aqui qual a sua preferida!
Beijo e até a próxima!
Obaaa. Vou tentar. Esse friozinho pede..
Tenta e depois de conta!! Bjsss!
Acabei de fazer! Ficou uma delícia. Cozinhei a batata baroa na panela de pressão.
Oi Roseli!
Que bom que gostou! Na panela de pressão deve ser bem rapidinho, boa ideia. Acabo que não uso muito ela…
Bjsss!