Doce de Banana com Açúcar Mascavo

doce-de-banana-com-acucar-mascavo-1

Esse doce de banana com açúcar mascavo tem uma proposta saudável e saborosa, mesmo para quem está de dieta. Que tal experimentá-lo?

Não é segredo pra ninguém que comer errado é um prato cheio para a obesidade. Por isso, sou super adepta a alimentação saudável e sempre que posso escolho itens que agregam valor nutricional aos meus pratos. Como sempre tenho banana em casa e adoro um doce caseiro, uni as duas coisas e fiz o Doce de Banana com Açúcar Mascavo.

Nesta receita saiu o bandido, o açúcar refinado, e entrou o mocinho, o açúcar mascavo. Muito mais saboroso e, o melhor, agora como com menos culpa. Quero deixar claro que menos culpa não é sinônimo de mais doce! É saber que aquele doce faz menos mal do que se fosse feito com o açúcar refinado. A quantidade deve ser contida pois estou em processo de reeducação alimentar e consequentemente redução de peso.

Enquanto a banana está na fruteira, consumo através de outras receitas como vitaminas (com farinhas do bem), panquecas de banana e in natura. Mas elas não duram muito tempo e para interromper o amadurecimento e não deixar que estragam, opto pelo congelamento. E quando o freezer está cheio de bananas!? A gente faz doce!! Veja os ingredientes abaixo.

Doce de banana com açúcar mascavo

doce-de-banana-com-acucar-mascavo-2

250g de açúcar mascavo
1 laranja (suco)
1 limão (suco)
8 bananas bem maduras
8 cravos da Índia
Canela em casca

Modo de preparo:

  1. Como só tinha 4 bananas optei por fazer metade da receita. Numa frigideira funda e em fogo baixo coloquei o açúcar para caramelizar. Fiquei mexendo para não queimar e derreter uniformemente.
  2. Após derreter todo o açúcar, coloquei os sucos de limão e laranja. Vale lembrar que em nenhum momento coloquei água.
  3. Deixei o açúcar derreter pois criou vários gumos devido a acidez e a temperatura do limão com a laranja.
  4. Quando tudo derreteu, sempre em fogo baixo, coloquei os cravos e as bananas picadas. Como meu marido não é muito fã de canela e eu também não tinha em casa, fiz sem.
  5. Essa mistura ficou em fogo baixo por 10 minutos para cozinhar a banana e apurar o sabor. De vez em quando mexia para desgrudar da panela e para verificar se os 10 minutos seriam suficientes.

doce-de-banana-com-acucar-mascavo-3

 

doce-de-banana-com-acucar-mascavo-4

Após esfriar, coloquei num pirex e levei à geladeira.

Adoro come-lo puro, na colher… hummm… mas com queijo minas também é uma delícia! Já provei também com sorvete de creme e fica muito saboroso.

Bom, espero que gostem e se alguém fizer, não deixem de registrar nos comentários ok?

Beijo e até a próxima!

 

P.S. Devido a mudança de plataforma, esta postagem foi republicada.

Leave a Reply