Sopinha noturna usando grão de bico

Sopa de Grão de Bico apresentação

A sopa noturna é uma das principais opções para quem está de dieta. Esse é o meu caso e hoje trouxe uma sugestão usando grão de bico. Vem ver!

Não é de hoje que estou na saga para perder os quilinhos indesejáveis que a idade me presenteou. Até os meus trinta anos, bastava cortar pão e massas que perdia 5 quilos e pronto, satisfação garantida! Mas, aos quarenta, metabolismo lento, tudo muda de figura. E a orientação de uma nutricionista fez toda a diferença para mim. Ao desenhar minha opções alimentares, fiz questão de incluir sopas no jantar. Primeiro porque adoro e segundo que me alimenta bastante. O mais legal é que a médica me deu várias opções de receitas de sopa detox e de baixa caloria! Aguardem que vou fazer, experimentar e se gostar trago a receita tá?

A sopa que trouxe hoje tem, como ingrediente principal, o grão de bico. Um alimento completo e cheio de benefícios. Vamos conhecer!

Grão de bico é um dos principais ingredientes da gastronomia Oriental e do Oriente Médio e contém muitos nutrientes, dentre eles fibras, proteínas e vitaminas.

Uma porção de 100 gramas de grão de bico cozido sem sal nos oferece hidratos de carbono (criadores de energia), fibra dietética (boa para a saúde cardíaca e digestiva), proteínas e gorduras, mas, além disso, este grão oferece em sua composição vitaminas A, B6, C, E e K, cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro e sódio.

Por conter fibra dietética, os grãos de bico servem para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, mas por sua vez é bom para diminuir a pressão arterial e a quantidade de triglicerídeos. 

Pessoas que apresentam anemia ferropriva (por problemas na quantidade de ferro no organismo), podem consumir grão de bico para aumentar seus níveis de ferro, que é um dos componentes principais deste alimento. Para aqueles que praticam esportes com frequência e tem um grande desgaste de ferro devido a atividade física, o grão de bico também é recomendado. Além disso, o grão é uma grande fonte de potássio, o que o torna muito bom para melhorar a circulação, regular a pressão arterial, e é muito recomendado para aqueles que sofrem de hipertensão. Serve para prevenir doenças reumáticas ou a artrite, bem como as câimbras. Os diabéticos podem consumir grão de bico e aproveitar de seus benefícios, pois seu teor de zinco permite ao corpo assimilar e armazenar insulina. Ajuda a combater a fadiga e se encarrega de transportar vitamina A até a retina.

Então, vamos aproveitar esse ingrediente dos deuses e preparar uma Sopa de Grão de Bico bem simples e que demora dez minutinhos para ficar pronta. Dá para chegar do trabalho e preparar rapidinho!

Sopa de Grão de Bico todos os ingredientes

Ingredientes

500 g de grão de bico cozido
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
250 g de batata em cubos
1 cenoura em cubos
1/2 xícara de ervilhas
850 ml de água
¼ colher (chá) de açafrão (substituí por alho poró em quantidade generosa)
Coentro a gosto (substituí por hortelã)
Pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto

Modo de fazer

Numa panela média, coloquei o azeite refoguei a cebola e os dentes de alho.

Quando a cebola começou a ficar transparente, acrescentei as batatas, as cenouras e o alho poró. Deixei essa mistura cozinhar um pouco.

Acrescentei a água, pimenta do reino e acertei o sal. Deixei cozinhar até que a batata estivesse al dente.

Juntei o grão de bico e as ervilhas e cozinhei por mais alguns minutos para que os ingredientes e os temperos ficassem mais apurados.

Desliguei o fogo e só coloquei a hortelã depois que a sopa esfriou um pouco.

Reservei algumas folhas para colocar na hora de servir. Prontinho! Foi só saborear!!

Algumas dicas
  • Vale à pena comprar o grão de bico já cozido. Você ganhará tempo na cozinha e sua sopa realmente ficará pronta em dez minutos.
  • Considere que todos os ingredientes devem ficar al dente ok? Comer uma sopa que não é possível identificar o que tem dentro não agrada aos olhos!
  • Usei ervilhas congeladas pois são mais saborosas. Se não tiver essas, use a opção em conserva mesmo. Neste caso, coloque-as após o grão de bico cozinhar os minutinhos que falei acima.
  • Não fiz de acordo com a receita original pois não tinha todos os ingredientes disponíveis mas tentei adaptar e harmonizar os ingredientes. Ficou maravilhosa e será repetida outras vezes, com certeza!!
  • Adoro hortelã e o paladar que a folha crua deixa nas receitas, por isso optei por colocar algumas na hora de servir. Para quem não gosta, basta colocar todas as folhas na sopa, ao finalizar.

Sopa de Grão de Bico ingredientes para refogar

Sopa de Grão de Bico ingredientes para misturar

Espero que gostem dessa receita simples, rápida e super saborosa! Quem curte uma sopinha no jantar?

Beijo e até a próxima!

Fonte de consulta: Melhor com Saúde.

2 Comments

  1. Tati 11/10/2017 Reply
    • Silvia Gonçalves 21/10/2017 Reply

Leave a Reply